sábado, 13 de agosto de 2011

ATENÇÃO: LISTA DE SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS PARA ENCAMINHAR À CASSEMS!

Hoje(02/08), no local do meu trabalho, a 2ª tesoureira do Sindicato nos trouxe uma lista para ser enviado à CASSEMS, para colocarmos o nosso nome, nossos dependentes e o valor do nosso salário bruto, todos que quiserem ter o plano da CASSEMS é para fazer isso. E eu estranhei, porque no início do ano, a  presidente do Sindicato trouxe uma lista para todos que queriam o Plano da CASSEMS também deveria colocar o nome naquela lista, e foram muitos que colocaram os seus nomes naquela lista.

Eu indaguei sobre a primeira lista, que já tínhamos feito isso e até agora nada e ela nos respondeu dizendo que aquela lista era para entregar ao Prefeito e essa é para que a CASSEMS faça um levantamento de todas as pessoas que querem o Plano e, a partir daí a CASSEMS vai calcular a porcentagem, os valores e etc. e depois disso o Sindicato vai entregar para o nosso Prefeito. 

Então a primeira lista foi para quê? A que propósito foi usado? O prefeito engavetou a primeira lista? Nós precisamos de respostas e não ficar assinando listas. Ao meu ver, ao fazer essa 2ª lista, o Sindicato está indo pelo caminho mais difícil possível e não entendo o porquê disso. Será que é para termos novamente falsas esperanças?

Vamos pelo caminho mais fácil: Primeiro que somos mais ou menos uns 800 servidores públicos, não sei o número exato, dentre esses acredito que todos desejam o Plano da CASSEMS, salvo os que já possuem por serem dependentes de servidores do Estado, que é a minoria, como é o meu caso. Então vamos começar por ai. Pra quê vamos assinar outra lista, para depois essa lista ir para a CASSEMS, para fazerem os cálculos e depois essa lista voltar para o Sindicato, que por sua vez vai marcar uma audiência com o Prefeito para apresentar o óbvio: Que todos, salvo os que já possuem o Plano Cassems, desejam esse Plano e que é óbvio que vão querer que sua família também tenha esse Plano. E depois ele pode engavetar novamente e dizer que não vai dar certo.     

O trabalho de um Sindicato é por toda uma classe trabalhadora, não apenas para aqueles que querem algo, como esse plano. Vocês devem lutar para que todos tenham um plano de saúde. Então para quê fazer uma lista só com os que querem o plano? Não dá para entender esse trabalho de vocês.  

O Sindicato vai “chover no molhado”, já fizeram uma primeira lista, agora outra (com mais dados para a CASSEMS), mas esquecem que um plano de saúde TODOS, eu disse TODOS desejam ter. É só pegar os dados na Prefeitura de quantos nós somos e fazer uma estimativa em cima disso. É tão óbvio, tão inteligente! E sem o descuido de esquecer de alguém.

O que precisamos é lutar por uma parceria do Prefeito com a CASSEMS, a luta do nosso Sindicato tem que ser essa. A luta é com o nosso Prefeito, para que ele queira essa parceria, senão não vai adiantar listas e mais listas, com os mais diversos dados minuciosos seja da nossa vida, seja da CASSEMS com seus inúmeros cálculos favoráveis a nós, pois se o prefeito não quiser, não vai adiantar nada. O que move o coração de um Prefeito, acredito que é a mobilização de seus colaboradores. Se ficarmos quietinhos, sorrindo sempre e aceitando tudo que nos impõe de cabeça baixa, nada vai acontecer.

E o Sindicato precisa é fazer com que o Prefeito se sensibilize com os seus servidores sobre essa questão tão importante e que precisamos tanto, e ELE é que deve procurar a parceria com a CASSEMS para TODOS os seus servidores e funcionários públicos.  E se isso acontecer, a CASSEMS vai fazer todos os cálculos precisos, só vamos querer negociar bem a porcentagem que vamos pagar por mês.  Na cidade de Taquarussu, pagam 15% do salário, e é uma cidade com mais ou menos 3.112 habitantes.

Sabemos que a nossa Prefeitura pode pagar até 50% em plano de saúde para seus funcionários, como nos informa nosso Estatuto. E a briga do Sindicato com o Prefeito vai ser dessa porcentagem, assim como foi a luta do Sindicato com o Prefeito para o aumento dos nossos salários desse ano, e que não foi divulgado na mídia na época como foi essa negociação tão angustiante. Também não sei o porquê, aliás, é melhor não comentar.

E o trabalho de um Sindicato é fazer com que o Prefeito se sensibilize a fazer isso pela MOVIMENTAÇÃO DE TODOS OS SEUS SERVIDORES. Nós não precisamos ir CASSEMS fazer cálculos, mas precisamos sim, fazer com que o Prefeito se sensibilize com uma MOBILIZAÇÃO DE TODA A CATEGORIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS para viabilizar essa questão, se ele conseguir “enxergar” como todos os trabalhadores estão UNIDOS E ENGAJADOS NESSA LUTA, ele não vai ter como nos dizer NÃO!! Pelo contrário, ele vai fazer como os prefeitos de outras cidades já fizeram, que é ir atrás de parcerias e saber como viabilizar esse Plano de Saúde para seus servidores.  E se ele, mesmo assim, nos dizer um NÃO categórico, vamos ter que aceitar, mas vamos continuar a nossa luta pensando nas próximas eleições do ano que vem.

Vamos conversar (como Sindicato) com os futuros possíveis prefeitos e o que eles tem planejado sobre um PLANO DE VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS de Chapadão do Sul. Hoje teve uma Conferência da Saúde, e o título era sobre Valorização de seus Trabalhadores. A parte humana de diversas categorias está defasada e não é diferente na nossa Prefeitura.

Isso sim é o trabalho de um Sindicato de Trabalhadores: De nos chamar, nos motivar, nos unir através da mídia, da rádio, dos panfletos, de reuniões de como podemos nos movimentar para fazermos uma Campanha eficaz em prol de algo que se arrasta por longos anos e digo que não vai adiantar listas e mais listas se o nosso Prefeito, em primeiro lugar, não estiver disposto em mudar de opinião, quando ele mudar de opinião é ele que vai  mandar as listas de seus funcionários para a CASSEMS fazer os cálculos, e vai fazer de tudo para viabilizar que seja feito essa parceria. Esse é que tem que ser o FOCO DO NOSSO SINDICATO.

A nossa colega Rosimeire Nunes já deu a dica sobre o trabalho de um Sindicato e sua importância, eu sou sindicalizada, pago minha contribuição todo mês, mas preciso ver a luta do nosso Sindicato junto conosco. E eu sei que um Sindicato não faz nada sozinho, ele precisa da força de seus sindicalizados. A LUTA É DE TODOS!! 

Reflitam!

Cátia Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário