sábado, 13 de agosto de 2011

COMO TENHO USADO O MEU TEMPO NO MEU TRABALHO?

Lembro de estar numa Igreja Batista, num estudo bíblico dominical, há muito tempo atrás, onde o tema era sobre o tempo que poderia ser gasto indevidamente, e num dos pontos daquele estudo versava sobre o nosso tempo usado no nosso trabalho.  Desse estudo saímos com a perspectiva de Deus para nossas vidas com relação ao nosso trabalho, do tempo usado para o trabalho.  Reflitam!

Os valores aprendidos naquele dia de Deus, através da sua Palavra – a Bíblia, que usar, no âmbito do nosso trabalho, nem que fosse o mínimo de tempo possível em questões que não era do nosso trabalho, era um tempo que estávamos “roubando” do nosso empregador. 

Qual é o tempo, por dia, que sou paga para trabalhar? No meu caso são 8 horas diárias, então esse é o tempo que devo me dedicar única e exclusivamente para esse fim. Usar esse tempo para questões particulares (como ficar em redes sociais, enviar emails particulares e etc.) ou de ausentar-me do trabalho para resolver questões pessoais, não deveria acontecer, pois estamos a serviço de uma empresa e somos pagos por isso, sei que há algumas exceções, em que vamos ter que pedir ao nosso superior para que possamos sair em determinada hora, mas nunca deve ser rotina, mas sim uma exceção, e só em caso de emergência ou urgência. Ou nos casos que temos que ir ao médico em outra cidade, que ai não tem jeito, vamos ter que utilizar o dia inteiro, mas justificar com atestado.

Devemos ter sempre o cuidado para resolver nossas questões particulares na hora que não estamos trabalhando. E usarmos a internet, para assuntos particulares, na nossa casa ou em lan houses, onde o tempo é nosso e fazemos dele o que quiser, mas lembre-se de usar bem o seu tempo, pois Deus deseja isso de nós.

É importante levantarmos essa questão do tempo usado no trabalho, pois hoje em dia se tornou costume funcionários utilizarem a internet para causas particulares e, por isso, usando o tempo indevidamente, pois o tempo no trabalho não é nosso.  Sabemos que não podemos generalizar e não é o caso aqui.

Não posso culpar os empregadores de pensarem que os funcionários, em determinado momento, podem estar usando mal o tempo no trabalho, pois a maioria dos funcionários, principalmente os que trabalham com um computador o dia todo, não acham que estão fazendo algo errado ou indevido, ou não ouviram dizer que ao fazerem isso, estão “roubando” tempo de seu empregador, para eles é normal, já que, além disso, estão fazendo bem o seu trabalho cotidiano e muito bem, só utilizando a internet para assuntos particulares em tempo que não há "nada" para fazer.  Li também que grandes empresas liberam as redes sociais nas suas empresas acreditando que é bom para seus funcionários.  É a maneira de pensar de cada empresa.

Acredito que o tema deveria ser mais comentado e até feito palestras sobre a ética do tempo usado no trabalho, cartilhas sobre esse tema e dado a todos os funcionários de como é a posição da empresa na qual estamos inseridos, pois sabemos que há questões seríssimas, que dá até processo e muitos funcionários tem perdido a causa na justiça e foram demitidos por justa causa, por usarem mal o seu tempo no trabalho com a internet.

"Fizeram um estudo que diz que 35,6% dos profissionais afirmam que a rede de computadores em si é o que mais desvia o foco do trabalho. Além disso, 27,3% gastam tempo com e-mails e 21,4% navegam pela web aleatoriamente. Quando questionados sobre qual atividade é realizada no período em que estão “matando o trabalho”, 40,9% dizem repassar piadas por e-mail, 26,1% trocam links do YouTube com colegas, 20,6% jogam games online e 11,1% veem pornografia.”

 

Fonte: http://www.painelnoticias.com.br/noticia/2011/7/3/mau_uso_da_internet_pode_dar_demissao_por_justa_causa

E nós, funcionários e servidores públicos precisamos estar atentos nos nossos direitos, mas também, dos nossos deveres e cumpri-los com toda dignidade possível.

Vamos resgatar os valores que Deus nos deixou através da sua Palavra, pois Deus só quer o nosso bem, Ele sempre tem nos ensinado a como viver na Terra, basta começarmos a estudar a Palavra Dele e vamos descobrir grandes coisas, pois a Bíblia já diz que “Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres” Salmos 126:3.

Achei importante esclarecer o meu ponto de vista sobre esse tema, já que podem ser levantadas dúvidas com relação a que horas eu tenho me dedicado às minhas escritas particulares. Sempre utilizo o meu computador pessoal para isso e em horas que estou tranquila para fazer isso, no silêncio do meu lar. 

Cátia Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário