sábado, 13 de agosto de 2011

QUAL A RELAÇÃO DO NOSSO DEDINHO DO PÉ COM A EMPRESA EM QUE TRABALHAMOS?

Fiquei pensando nisso após ter dado uma topada no pé, de uma mesa feita de ferro essa semana, e senti uma dor tão forte e notei que tinha cortado de leve em cima do dedinho do meu pé. 

O meu dedinho tanto tempo ali e só lembro-me dele quando isso acontece, e depois, para trabalhar é aquele dilema: usar um chinelo? No meu caso, fiquei confortável com o meu tênis, ainda bem, pois é o que uso para trabalhar, mas foi um sufoco colocar outro tipo de sapato para sair de noite, sentindo muita dor e ao olhar o “cortadinho” no meu dedinho fico pensando como um corte tão minúsculo pode fazer padecer o meu corpo todo.

Hoje resolvi ir de sapato para o trabalho, pensando já estar bom, mas não estava, o meu dedinho tão irritado já mandou um recado, para eu continuar com o tênis, fiquei mancando a manhã inteira no trabalho e foi difícil chegar em casa andando dessa forma.


Mas o que tem haver o que disse acima com o trabalho em si?

Eu fiz uma analogia sobre o nosso corpo com todos os seus membros distintos, cada qual com sua função distinta no nosso local de trabalho, onde a empresa é o corpo e nós somos os seus membros.

Cada colaborador tem sua função distinta e todos trabalham para um objetivo comum que é determinado pela empresa, mas resumindo é ter excelência no que faz.

Temos vários membros numa empresa: o dono da empresa, os diretores, contadores, cozinheiros, funcionários da limpeza e etc. Isso tudo vai determinar de como é a empresa e do que faz, vamos ter vários organogramas nesse sentido, pois cada empresa é regida de uma forma e é para um determinado fim ou fins. 

O mais importante de tudo isso é sabermos da importância do nosso trabalho, independentemente da função que ocupamos. Vamos dar um exemplo: O copeiro não é o menos importante da empresa por ele cuidar da cozinha, do café e de cuidar para que tudo esteja limpo naquela área da sua função. Nem tampouco as cozinheiras ou faxineiras ou etc. São tantas funções dentro de uma empresa, que não daria para falar de todas aqui.

Na hierarquia da empresa a função de Copeiro fica embaixo no organograma da empresa, mas nunca inferior é o seu trabalho, pois todas as funções são importantes dentro de uma empresa, não importando qual seja ela, todas tem uma finalidade dentro do corpo da empresa. E todas são importantes para se alcançar o objetivo final. Desde a primeira função do organograma da empresa até o último.

Tem funções que requer mais estudo, requer ter feito uma faculdade (como professores,   dentistas, médicos, e tantos outras profissões; ou tem funções que a pessoa ocupa só por ter sido chamada para estar naquela posição: como chefes de setores, diretores, sem mesmo terem feito uma faculdade, pois o cargo não exige ter um diploma, mas ter capacidade de liderança para estarem em cargo de direção, mas algumas pessoas nessas funções, acham que são superiores aos demais funcionários da empresa só por terem cursado uma faculdade ou por estarem em função de destaque numa empresa.  

É claro que não devemos generalizar, pois também tem aqueles que ocupam esses cargos, mas são tão humildes e educados que merecem estar onde estão, não pelo estudo ou capacidade, mas pela honradez com que trata os seus subordinados.

Não é o estudo ou a capacidade que faz a pessoa ser humilde, é o caráter construído ao longo dos anos.

Agora, voltando ao meu dedinho do pé, ele me mandou um recado essa semana, dizendo que se ele não está bem, todo o meu corpo vai padecer também, e eu posso te dizer que ele está todo feliz por me ver mancando, pois é só dessa forma que lembro do seu valor,  e apesar dele ser tão pequenininho é tão importante para todo o meu corpo se manter de pé.

Da mesma forma, nós somos parte integrante da empresa onde trabalhamos e temos nosso valor não pelo estudo que possamos ter nem pela função que desempenhamos, não importa a função que ocupamos, todos devem ser valorizados numa empresa por pessoas que somos. Não devemos menosprezar uma função apenas por achar que só tem valor numa empresa  aqueles que têm uma faculdade e esses se acharem superiores aos demais, colocando-se a si próprios numa posição mais alta que os demais.

Imagina se um copeiro, uma faxineira ou uma cozinheira faltar por estar doente, o que vai acontecer na empresa? Onde eu trabalho é um corre-corre para providenciar na hora uma substituta, pois é um trabalho que não pode parar senão pode virar um caos, o que seria também o caso de um restaurante.

A Bíblia fala de outra analogia, em I Coríntios 12, a partir do versículo 12, sobre a unidade orgânica da igreja e que nos ajuda a ampliar nossos horizontes sobre esse tema.

“para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.” I Cor. 12:25-26

Como já disse anteriormente, tudo está escrito na Bíblia, sempre vamos ter respostas a tudo que necessitamos na Palavra de Deus, pois Ele nos ama e, por isso, deu seu Único Filho (Jesus) para que todo aquele que crê em Jesus não morra, mas tenha a vida eterna. João 3:16.


Reflitam!

Cátia Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário